terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Educação ou desEducação???

Acho muito estranho quando alguém se aproxima de mim e diz que a educação dos mais novos está cada vez pior. Será que a educação dos mais novos não depende dos mais velhos? Ou antes, será que estamos a educar os mais novos ou deixamos isso para pessoas em cujas depositamos essa função que nos é inerente pela função que desempenham na sociedade?
Acredito em muitos pais quando dizem que não têm mão nos filhos, tal como acredito que ao dizerem isto assumem por completo a sua falha na educação dos seus descendentes. Assim sendo, temos de remediar o mal feito anteriormente, normalmente é feito em exagero pela parte dos pais que só o notam quando os filhos chegam à altura da adolescência e que começam a ter opiniões sobre a sua própria vida. Isso assusta e muito os progenitores que ainda os vêm como crianças. O que eu quero dizer com isto é que, os pais devem tomar atenção ao máximo e não descuidar da educação dos seus filhos. Cada dia é uma batalha, cada dificuldade é uma etapa e tudo tem de ser ultrapassado, não ignorado como na maior parte das vezes acontece, ou então é passado um pano por cima e deixa-se cair no esquecimento, esquecer que quer dizer o mesmo que... o problema mantém-se e vai voltar ainda com mais força!!! É isto, simples como respirar, mas por vezes nós nos esquecemos de como isso se faz. E quem paga o preço? Nós! Certo, mas mais tarde as gerações seguintes e as outras e as outras, gera-se aqui uma reacção em cadeia.
A culpa não é dos mais novos, temos de perder a mania em ausentar-nos do banco dos réus quando ele nos pertence por justa causa, a culpa é tão e só nossa!
Pronto falei!

Sem comentários: